Rede USP de TV

Desde 1997, a TV USP produz e veicula uma programação educativa, cultural, informativa e científica, com o objetivo de contemplar as várias áreas do conhecimento e a interdisciplinaridade entre ensino, pesquisa e extensão da Universidade. As atividades começaram somente no campus da capital, porém, ao sentir a necessidade de trazer ao público o conhecimento criado também nas unidades do interior, em 2002, a TV USP iniciou a produção de material audiovisual nos diversos campi da Universidade.

Um ano depois, a ação se consolidou com o projeto TV USP no Interior, que produziu mais de 50 matérias e gerou uma valiosa troca de experiências entre a USP São Paulo e as unidades de Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Com a finalidade de integração e inspirado nas experiências da Rede USP de Rádio, ganhou força o projeto da Rede USP de TV, que consiste na implantação de uma estrutura básica de produção televisiva em cada um dos campi do interior.

O projeto finalmente começou a se constituir em 2010, com a instalação dos núcleos de Bauru, Piracicaba e Ribeirão Preto. As respectivas unidades produzem programas voltados para as demandas locais e, também conteúdos em parceria com os diferentes núcleos da Rede.

Para 2012 está prevista a implantação de outro núcleo da rede em São Carlos e também existem planos de expansão para Lorena e Pirassununga, concluindo a formação da Rede USP de TV. Com isso, a meta do projeto em crescimento é que a produção acadêmica e científica da USP possa chegar a um público cada vez maior, formando opiniões e fomentando mudanças sociais e culturais que a Universidade pode - e deve - propiciar.
 
TV USP | by TNB ©2010