1 2 3 4

Minuto USP: Centro de Informática da Esalq comemora a Semana do Meio Ambiente




O Centro de Informática do Campus Luiz de Queiroz (CIAGRI) realizou um evento no dia 1º de Junho em Comemoração a Semana do Meio Ambiente. O evento abordou a importância do reuso de computadores descartados e anunciou a parceria entre o Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (Cedir) e o Centro de Reciclagem Tecnológica da USP de São Carlos (Reciclatesc).

Ver Mais

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Minuto USP: Hospital Centrinho comemora aniversário de 44 anos









O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP), conhecido como Centrinho, completou 44 anos de existência. O evento foi marcado por apresentações teatrais e musicais, bolo de aniversário e outras atividades aos pacientes e funcionários. Confira uma dessas atrações: 
Ver Mais

terça-feira, 21 de junho de 2011

Minuto USP: Pesquisa investiga o passado da Mata Atlântica




Pesquisar as mudanças ambientais do passado é o objetivo dos estudos realizados pelo Laboratório de Carbono 14 do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), que tem como coordenador o Prof. Luiz Carlos Pessenda. A pesquisa está sendo realizada na costa do Estado do Espírito Santo, na Reserva Natural Vale, a fim de conhecer e analisar como as mudanças do ambiente influenciaram e influenciam a biodiversidade, e quais as consequências destas mudanças para o futuro.

Ver Mais

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Matéria PGM: Alunos promovem Campanha de Doação de Sangue




Há dois anos, a Esalq Jr. Consultoria, o Conselho de Repúblicas, o Centro Acadêmico Luiz de Queiroz e a Casa do Estudante Universitário organizam a Campanha de Doação de Sangue. A última edição da campanha, que é semestral, ocorreu nos dias 07 e 08 de junho, na nova sede do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz. O objetivo da campanha é fazer com que docentes, funcionários e alunos do campus participem dessa iniciativa e possam ajudar o Hemonúcleo de Piracicaba. Outro intuito é divulgar a importância da doação de sangue para a comunidade, uma vez que nos períodos de férias e inverno os estoques dos hemocentros tendem a baixar.

Ver Mais

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Minuto USP: USP Bauru distribui composto orgânico


Em comemoração ao mês do meio ambiente, foram distribuídas nas portarias do campus da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) sacolas de composto orgânico.

O material, que será utilizado como adubo, foi produzido no próprio campus a partir do reaproveitamento do material orgânico do restaurante, folhas e podas de árvores. Confira: 
Ver Mais

terça-feira, 14 de junho de 2011

Minuto USP: Educação Ambiental é tema de encontro em Ribeirão Preto


Para comemorar do Dia do Meio Ambiente , 5 de junho, a USP Ribeirão Preto realizou o Encontro de Iniciativas de Educação Ambiental e Meio Ambiente para discutir ações desta área desenvolvidas no campus.
Ver Mais

domingo, 12 de junho de 2011

Minuto USP: Restauração na TV




O Grupo de Adequação Ambiental (GADE), coordenado pelo professor Pedro H.S. Brancalion, do Departamento de Ciências Florestais, realizou no dia 11 de maio mais uma sessão do "Restauração na TV". O ciclo de exibições traz vídeos de curta duração (de 20 a 30 minutos) sobre Restauração Ambiental, e tem como objetivo incentivar o pensamento crítico dos participantes por meio de discussões e esclarecimentos sobre o tema. As exibições serão realizadas quinzenalmente e a divulgação das datas e dos vídeos a serem exibidos será feita por meio de cartazes afixados nos departamentos do campus. Mais informações pelo telefone 3429.4194 ou e-mail gade@usp.br

Ver Mais

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Minuto USP: Marisa Aparecida Regitano D'Arce assume a vice-diretoria da Esalq




No dia 27 de maio, Marisa Aparecida Regitano D'Arce tomou posse como vice-diretora da Esalq em cerimônia realizada no Gabinete da Diretoria. Diretores e professores de universidades, familiares e demais convidados estavam presentes.

Ver Mais

Minuto USP: Portal beneficia a comercialização de produtos florestais comunitários




Os professores Pedro Corrêa do Departamento de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da USP, Adriana Nolasco e Edson Vidal do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura da ESALQ desenvolveram um projeto que oferece uma plataforma virtual para compra e venda de artigos produzidos por comunidades da Amazônia. O projeto deve começar a ser testado a partir do próximo mês, e nesse primeiro momento beneficiará moradores dos municípios de Manacapuru e São Sebastião Uatumã. O portal não cobrará pela intermediação e permitirá que os pagamentos sejam feitos diretamente aos fornecedores. Esse mesmo modelo já funciona na Índia e em países da África, com apoio das Nações Unidas.

Ver Mais

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Minuto USP: Show de Física



Ocorreu no dia 18 de maio às 19h, o Show de Física, para 70 alunos do ensino médio da E.E. Pedro Moraes Cavalcante. O evento aconteceu no Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) no Anfiteatro Maracanã, apresentado pelo professor Sérgio Oliveira Moraes.

Ver Mais

Minuto USP: Profissões na ESALQ




Desde o dia 20 de Abril a Esalq/USP abriu suas portas para alunos do ensino médio de escola pública. O projeto "Profissões na ESALQ" tem como objetivo mostrar para esses estudantes o ambiente universitário e os cursos que a Esalq oferece, a fim de orientá-los para a futura escolha profissional. A universidade recebe os alunos todas as quartas e sextas-feiras, das 08h às 11h30. Para mais informações: e-mail profissoes@esalq.usp.br telefone (19) 3429-4477.

Ver Mais

Minuto USP: Centrinho está entre os 10 melhores hospitais públicos do Estado


Entre mais de 600 instituições hospitalares do Estado de São Paulo, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP foi avaliado como o oitavo melhor. A avaliação foi feita pelos próprios usuários e o Centrinho ficou com nota final 9,477. 
Ver Mais

quinta-feira, 2 de junho de 2011

 
TV USP | by TNB ©2010