1 2 3 4

TV USP Online

Razão de ser


Valores

Pluralismo, excelência, interatividade, valorização da construção do conhecimento, resposta ao investimento da sociedade, diversidade cultural.

Bases de trabalho

  • Aprofundamento e reflexão de assuntos do cotidiano, sem deixar de divulgar a pesquisa científica, parte fundamental do aprimoramento da nossa sociedade.
  • Resgate da solidariedade, do respeito e do desenvolvimento mútuo em que devem se basear as relações entre os produtores do saber e a sociedade que os inspira e os financia.
  • Mecanismos de feed back construídos segundo a finalidade social da TV USP e não a partir de mensurações padrão.

Objetivos

  • Criar uma ponte entre a sociedade e a Universidade de São Paulo. Para que a sociedade tenha acesso aos projetos, pesquisas e atividades de extensão desenvolvidos pela USP - que contribuem de maneira fundamental para os avanços sociais e da ciência – e para que a USP alcance maior divulgação na prestação de contas a essa sociedade que não só financia toda a Universidade de São Paulo, mas a respeita e admira.
  • Estreitar o relacionamento com as unidades da USP, na capital e no interior. Para elaborar pautas diversas que possam dar resposta ao cidadão; para educar e estimular a produção audiovisual nas inúmeras áreas de conhecimento da USP; e para atingir, a longo prazo, o objetivo maior de criação da Rede USP de TV.
Ver Mais

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Minuto USP: Parceria USP/FGV/Embrapa

O MPAgro, Mestrado Profissional em Agroenergia, é um programa de pós-graduação promovido pela USP, a Fundação Getúlio Vargas e a Embrapa, com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais capazes de gerir com competência o sistema da energia de biomassa, através do desenvolvimento de habilidades múltiplas nas áreas de Gestão Econômica, Tecnologia Agrícola e Processos de Produção de Agroenergia.
Ver Mais

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Minuto USP: Simpósio Adequação Ambiental (GADE)



No último dia 11, o Grupo de Adequação Ambiental, GADE, realizou no Pavilhão da Engenharia o Fórum sobre os Desafios da Questão Ambiental na Política Agrícola Brasileira. Voltado principalmente para alunos e profissionais do setor, o evento colocou em pauta aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais da agricultura.
Ver Mais

Minuto USP: Professor do CENA é eleito membro da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento - TWAS



Em reconhecimento às suas pesquisas sobre as relações entre a produção agrícola e a emissão de gases do efeito estufa, o Professor Carlos Clemente Cerri, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, foi eleito membro da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês), durante a 21ª reunião anual da entidade. A cerimônia de posse acontecerá em janeiro, no Marrocos.
Ver Mais

Minuto USP: Semana do Livro e da Biblioteca




De 23 a 29 de outubro foi comemorada a Semana Nacional do Livro. Aproveitando o ensejo, a Divisão de Biblioteca e Documentação da ESALQ promoveu entre os dias 25 de outubro e 5 de novembro a XIII Semana do Livro e da Biblioteca, com o tema A biblioteca de ontem, hoje e amanhã: para onde caminha o acesso aberto na USP?. Exposições e uma série de palestras abordaram a história dos meios de informação e as transformações introduzidas por novas tecnologias.

Ver Mais

sábado, 13 de novembro de 2010

Minuto USP: Campanha de Doação de Sangue

O Centro Acadêmico Luiz de Queiroz, o Conselho de Repúblicas e a Casa do Estudante Universitário organizaram nos dias 26 e 27 de outubro a Campanha de Doação de Sangue. Voltada principalmente aos estudantes, a iniciativa já está em sua terceira edição. Confira o vídeo e aproveite para saber o que é necessário para fazer parte desta turma solidária ;)
Ver Mais

Minuto USP: Dia da Questão Agrária





No dia 20 de outubro aconteceu no Centro de Vivência da ESALQ o Dia da Questão Agrária, evento com apresentações musicais, uma feira de livros e uma exposição de alimentos orgânicos produzidos com apoio dos grupos de extensão da Universidade. O principal objetivo dos organizadores é chamar atenção para os resultados da consulta popular sobre o limite da propriedade de terra no Brasil.

Ver Mais

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Matéria PGM: Rotulagem de transgênicos

Nesta edição o jornalista Luiz Prado veio ao Campus Luiz de Queiroz conversar com o Prof. Paulo Kageyama, do Departamento de Ciências Florestais, para uma matéria sobre rotulagem de transgênicos. É a primeira reportagem para o PGM produzida com apoio da TV USP Piracicaba.






E pra quem ficou curioso, a segunda parte do programa:

Ver Mais ,

Minuto USP: Workshop Cenários da Agricultura 2







Além de apresentar perspectivas para a produção agrícola nos próximos vinte anos, o Workshop Cenários da Agricultura procurou discutir as características do profissional que a Universidade deve formar para se adequar às transformações do mercado e da sociedade.


Ver Mais

Minuto USP: Workshop Cenários da Agricultura 1


Quais são os desafios da Agricultura para as próximas décadas? O Minuto foi conferir as respostas no Workshop Cenários da Agricultura, que aconteceu em 01 de outubro de 2010 e contou com a presença de Roberto Rodrigues, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2003 e 2006.


Ver Mais

Minuto USP: Simpósio Internacional

Encontro na USP Ribeirão Preto discutiu novas tecnologias em ciências farmacêuticas.



Ver Mais

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

 
TV USP | by TNB ©2010